sexta-feira, 9 de maio de 2014

Blue Jasmine

                                                 


Blue Jasmine: novo filme de Woody Allen (2013), com Cate Blanchett, Alec Baldwin, Sally Hawkins, entre outros.

Uma obra-prima! Com uma impressionante e magnífica atuação de Cate Blanchett.

O filme é denso e aborda, de forma ao mesmo tempo enxuta e profunda, as complexidades psíquicas de alguns modelos de nossas possíveis atuações no mundo, de capacidades e incapacidades, (in)adaptabilidades, cegueiras, fragilidades e limites.

O título é lindo e faz contraponto perfeito com a densidade, a amargura, o peso e a acidez do tema que sublinha toda a trama.

O humor woodyalleniano se dissolve, a meu ver, na dura carga emocional que prevalece durante todo o tempo; mas ameniza a dor que porventura possamos sentir diante das retratadas, reais e metafóricas, encruzilhadas insuportáveis, ou vias sem saídas aparentes, em que topamos repetidamente nesta vida.

Roteiro, tomadas de cena, fotografia, atuações, flashbacks, agilidade de câmera em ambientes diferenciados, respeito e atenção às nuances da evolução do estado psíquico da personagem principal, tudo em perfeito encaixe, como numa performance orquestral de sensibilidade e cuidado.

Adaptação originalíssima de "Um Bonde Chamado Desejo" (de Tennessee Williams), que foi filmado também por Elia Kazan. 

Mas tem luz absolutamente própria esta versão de Woody Allen, distribuindo cores, além de espetadelas e arrepios, particulares de seu estilo e genialidade.

                                                   



                                                       

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário